Você precisa gerar AUMENTO DE VENDAS de seus serviços e produtos?
Precisa aumentar a saúde financeira da sua empresa?
Precisa de investidores no seu negócio ou aporte de capital?
Se sua resposta é sim, você precisa de MELHORIA DE PROCESSOS, ajuda e práticas de AUMENTO DE VENDAS e não de formatação de franquia.
Talvez seu negócio seja franqueável, mas formata lo com seu “sim” as perguntas acima para franquear sem ter resultados expressivos em vendas e entrega para seu cliente final, provavelmente sua franqueadora não terá franqueados ou terá muitas objeções na venda das unidades.
Entretanto se sua unidade ou unidades já tem um bom resultado de lucratividade, tem processos sistematizados e estrutura de negócio estabelecido, parabéns, é muito provável que a Formatação de uma Franquia seja uma excelente opção de canal para EXPANSÃO DE NEGÓCIOS.
Mas o que estamos tratando aqui é de como saber se seu negócio é franqueável.
Assim temos alguns itens que são importantes você analisar se seu negócio possui:
- Diferencial competitivo que possa ser replicado ao cliente final por outras pessoas e que não dependa exclusivamente do seu talento pessoal?
- Resultados financeiros positivos ou atendimento a tendências de mercado que levem pessoas a quererem ser sócios ou que possa ser interessante para que empreendedores queiram investir com você nesse negócio?
- Padrão de vendas e funcionamento, mesmo que não estejam escritos, mas que na prática funcionem ou que possam funcionar mesmo sem que você esteja presente?
Porque se a resposta for não, é importante que reavalie as possibilidades de canais de EXPANSÃO DE NEGÓCIO para sua empresa. A FORMATAÇÃO DE FRANQUIA precisa ser entendida como um canal de expansão de negócios, onde o empresário e ou gestor, vai ter um negócio que vende negócio e não produtos ou serviços que o cliente final irá comprar.
Ter uma Franqueadora é ter uma estrutura de venda de negócios, transferir Know how para outros empresários que serão franqueados e exclusivamente franqueados, o franqueado não é cliente, não é sócio. Franqueadora e Franqueado atuam sobre o que é determinado na lei nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019 que regulamenta o Franchising Empresarial no Brasil.
Assim como franqueadora sua empresa passa a ser um fornecedor de oportunidade de negócios entregando know how do seu negócios para empresarios de outras unidades que irá vender pra eles seguindo todos seus padrões e terão essa responsabilidade assumida com sua franqueadora, com fornecedores e principalmente com o cliente que confia na sua marca.
A franqueadora irá monitorar, ajudar a manter as vendas e padrão dos franqueados, além de realizar busca constante por aumento de resultados operacionais dentro do padrão definido para rede. Como franqueadora você terá fonte de receita e metas de vendas baseados nas fontes de receita que irá estabelecer para sua rede, variando consideravelmente quanto a possibilidades de taxa de franquia, royalties, fornecimento de produtos e serviços e taxas de uso e comercialização.
Para selecionar com quem conversar sobre isso é importante que a pessoa já tenha franqueadoras que formatou para que possa te indicar, e você ter certeza que estão atuantes, se não, informações e orientações podem estar baseadas apenas em uma bela apresentação e um bate papo legal, o que não é suficiente para você basear a construção de um projeto de EXPANSÃO DE NEGÓCIOS.
Após ter certeza de realizar a FORMATAÇÃO DE FRANQUIA a partir do seu negócio, é importante que com recursos próprios ou através de uma consultoria, realize os seguintes passos:
- Análise de viabilidade operacional e financeira da unidade franqueada, em um ou mais formatos, com projeção de vendas, investimentos necessários, além receita e despesas mensais projetadas com base na unidade existente;
- Análise de viabilidade operacional e financeira da franqueadora, com projeção de vendas, investimentos necessários, além receita e despesas mensais baseado nos resultados do franqueado;
- Construção da Circular de Oferta de Franquia (COF)
- Elaboração de Contrato de franquia com Jurídico Especializado
- Manuais do Franqueado (Em formato escrito, em vídeos e ou plataformas)
- Manuais da Franqueadora (Em formato escrito, em vídeos e ou plataformas)
- Contratação de equipe da franqueadora, incluindo a pessoa responsável pela venda das franquias iniciais;
- Plano de ações de venda e implantação das primeiras unidades.
Existem algumas empresas que realizam total ou parcialmente esse serviço, outras são especializadas em apenas uma etapa, o mais importante é que tenha uma projeção de investimentos, tempo e esforços para iniciar essa formatação com equipe própria ou consultoria.
Nesse conteúdo espero que tenha ficado explícito pra você que em primeiro lugar seu negócio pode ser franqueável ou não, depende de três características para iniciarmos uma abordagem, em segundo lugar existe uma lei que rege o franchising no Brasil e precisamos segui la e em terceiro lugar existe um escopo de 8 itens que são necessários para formatação de uma franquia.
Nosso objetivo aqui é que tenha ajudado a gerar ou aprofundar uma reflexão sobre a franquia para seu negócio..
Se preferir, entre em contato conosco para podermos agendar uma conversa, vai ser ótimo poder ouvir suas considerações ou mesmo dúvidas sobre esse tema.
Obrigado por seu tempo.
Avancemos!