Vender mais e melhor. Essa é a questão quando uma empresa está buscando pelo AUMENTO DE VENDAS. Para que isso aconteça é importante entender que o cliente ideal para a solução oferecida pela empresa ou pelo vendedor está definido, compreendido, assimilado e seu comportamento e preferências mapeadas. Vender nos dias de hoje é uma oportunidade incrível de crescimento pessoal, profissional e financeiro. As pessoas estão carentes por atenção, abertas a possibilidades de ter mais qualidade de vida, ter mais tempo e mais saúde, entretanto faltam especialistas para que ajudem nas dentro das suas necessidades específicas. Muita gente acredita que a venda por whatsapp, no caso do Brasil, é a melhor forma de vender ou que a venda pelas redes sociais do momento que geram engajamento ou likes são determinantes para as vendas. Em muitos casos isso pode ser verdade, entretanto, a realidade com meus clientes, em mais de 16 anos de atuação com consultoria empresarial e em aumento de vendas, me mostram que na grande maioria dos casos esses resultados em redes sociais e conversas exclusivamente de whatsapp, não convertem se em números de vendas, faturamento, lucratividade, crescimento da empresa e alcance dos objetivos mais elevados dos proprietários das organizações. Hoje, o que mais converte vendas é o que a organização estabelece nos seus processos comerciais, que constantemente passam por MELHORIAS DE PROCESSOS para que seus Vendedores executem na prática do dia a dia atendendo clientes. Quanto mais próximo do cliente, maior são as possibilidades de conversão em vendas, vendas recorrentes e aumento de ticket médio nas vendas. Certa vez, um dono de uma rede de uma hamburgueria me disse: “Mas Hevertton só com network e indicação meu negócio não sobrevive.” eu concordei e reviseio que estavamos trabalhando a 4 semanas“ … meu caro, tem toda razão, não acredito que deva abrir mão do seu marketing, acredito que tenha que potencializa lo ao máximo possível e ampliar seus investimentos nele a medida que isso seja viável, o que estamos estruturando aqui é o que é feito dentro da sua hamburgueria com o contato de quem já conhece seu produto e quando ele vai comprar novamente ou te indicar, porque agora ele já conhece a qualidade do que você entrega… ”, hoje grande parte das vendas dessas hamburguerias é para o mercado corporativo e tem um profissional voltado a experiência do cliente no pós venda, o faturamento aumentou em 150% em 18 meses e ele se tornou um especialista em vendas. Talvez nesse momento você possa pensar: mas eu não vendo Hamburgueres. Não se trata de Hamburguer, se trata de venda profissional, e com todo respeito a todos os negócios, empresarios, vendedores e aqueles que gostem ou precisem vender os serviços e produtos mais complexos, levando a acreditar e expressar a famosa frase de: “mas o meu negócio e minhas vendas são diferentes”, você pode escolher acreditar nisso, mas a realidade de mercado mostra que venda é venda, independente do produto ou serviço, portanto em AUMENTO DE VENDAS o conhecimento sobre o que você vende é exclusivo de cada produto e serviço que você ofereça, mas o processo, as técnicas e a postura do vendedor não muda. Respira aí. Tente não se irritar com o que acabo de afirmar e vamos em frente. Se discorda adoraria conversar sobre seu ponto de vista. Me chama no contato do site e vamos agendar uma conversa, adoraria te ouvir. Pode ser? Vamos continuar. Quem vende tem a missão de entender como esse cliente é, o que gosta, do que precisa, quando precisa, como falar com ele, o que, quando e como é melhor que ele compre novamente. Quem vende precisa saber que se esse cliente confia mais nele, poderá indicar outros clientes no mesmo perfil e o vendedor economizar muito tempo recebendo nãos de pessoas que não tem a minima ideia de quem ele seja na prospecção fria, com esse cliente ideal trabalhado aumentando muito sua probabilidade de venda e taxa de conversão de novos clientes no AUMENTO DE VENDAS. Agora talvez tenha a pergunta: “Beleza Hevertton, entendi e concordo, mas como faço isso?” Bem, se ainda está afim de saber, vamos a diante. Tente realizar esses 8 passos e veja os resultados: 1º – Pergunte mais e fale menos antes de saber as necessidades do seu cliente. Se você não tem esse hábito, tente em outros relacionamentos além do que tem com seus clientes, pergunte mais do que afirmar, vai ver que até os relacionamentos mais próximos melhoram muito; 2º – Com as perguntas certas qualifique se quem está em contato com você é seu cliente ideal, se não for, já agradeça e vai falar com o próximo da sua lista de contatos, leads ou da fila, porque se não for cliente ideal, ele não vai comprar de você, ou ainda a possibilidade de comprar e não ficar satisfeito e ainda falar mal de algo que você fez ou cobrou dele. A ideia eu vendo pra todo mundo, é muito ruim pra quem quer ter sucesso, porque pode literalmente desperdiçar muito tempo com quem não compra; 3º – Se você faz uma venda de impulso, já entenda que você precisa ser ágil, se não o cliente pensa muito e não compra, se sua venda é consultiva, entenda que se o cliente não tem tempo de receber uma ligação e ou fazer uma videoconferência ou visita presencial (no ambiente dele ou no seu) provavelmente ele não vai comprar ou se comprar tem uma grande probabilidade de dar mais trabalho pra você e gerar críticas ao mercado do seu trabalho e entregas; 4º – Entenda que o cliente compra o que ele quer, ele está focado nos problemas que tem e não nas características que você vende, portanto foque na necessidade principal dele; 5º – Depois de apresentar seu orçamento e preços perceba as objeções para melhorar na próxima venda; 6º – Registre a vivência desse cliente com sua empresa, para que saiba como aborda lo na próxima interação, mesmo que isso leve algum